Por que Vladimir Putin parece ser muito gentil?
Putin é um homem de fala mansa por duas razões significativas.
- Ele não está naturalmente predisposto a rosnar e gritar. Sua voz natural é bastante aguda. Uma voz alta iria exacerbá-lo e diminuir sua imagem como um estadista forte e confiante. É por isso que ele evita falar em ralis a céu aberto sempre que pode: o cenário requer pelo menos meia oitava.
- Ele é treinado para falar suavemente. Espiões e agentes da polícia secreta quase nunca levantam suas vozes. Sua profissão requer misturar-se com o ambiente e barulhos altos não ajudam nisso. Se você ouvir uma dessas pessoas gritar, isso significa apenas uma coisa: ele perdeu o controle. O homem está sofrendo ou encurralado. Os espiões sabem disso. Eles usam voz alta muito judiciosamente.
As pessoas que observaram Putin notaram três ferramentas que Putin emprega para projetar autoridade e parecer ameaçadoras:
- Ele abaixa a voz e fala em frases muito curtas. (Uma das piores coisas que dizem ser ouvida dele é “ Nyé nádo mnyé vrat ” (pare de mentir para mim).
- Ele dirige seu rosto diretamente para o objeto hostil, abaixa a cabeça e dirige um olhar fixo, sem pestanejar (a "postura de rato encurralado"). Engraçado, quando Putin franziu o cenho, sinalizou menos ameaças do que sua assinatura inexpressiva.
- Ele mostra os dentes quando fala.
Como muitos agentes secretos de sucesso, Putin tem uma autoconsciência muito bem desenvolvida. Com isso, vem uma profunda autodisciplina, aperfeiçoada ao longo dos anos e décadas, submersa no mundo crepuscular da espionagem e da política de alto nível. Portanto, se e quando você ouvir Putin gritar - muito, muito improvável - tenha certeza do presságio: o fim está próximo.