Como poderia a União Soviética ter vencido a Guerra Fria?
considere ser uma opnião de uma situação hipotetica
A União Soviética teve uma oportunidade única de vencer a Guerra Fria ao atacar a Alemanha Ocidental em meados dos anos 70.
Considere isto:
- A URSS está tomando banho no influxo de dinheiro do petróleo, graças à quadruplicação de preços pelos produtores árabes. A economia soviética experimentou um crescimento médio anual de 7% nos últimos 20 anos (se você confiar nas estatísticas soviéticas. As estimativas ocidentais estão próximas de 4%).
- A África está se transformando em "orientada para o socialismo" (uma maneira de dizer "me dê armas e dinheiro, e eu me procuro um socialista"), e alguns aspirantes a ditadores na América Latina estão observando atentamente.
- A América é governada por Gerald Ford, um homem medíocre que ninguém elegeu. O país está desmoralizado pela queda de Nixon. A política de detente encorajou, em vez de restringir, a URSS. É considerado um fracasso e ninguém sabe o que fazer
- A economia ocidental está destruída por embargos de petróleo e desindustrialização. A estagflação é a pior, com hipotecas de 20% e mais.
- Os EUA perderam o Vietnã. O exército dos EUA é uma bagunça, repleta de drogas e crime. Como na Rússia revolucionária de 1917, à noite os oficiais nem se atrevem a entrar no quartel do exército sem uma arma lateral.
- A França deixou a organização militar da OTAN, e vários países do Mediterrâneo consideram seguir o exemplo. Portugal e Espanha são varridos por uma onda de esquerda. Aliados da OTAN A Hellas e a Turquia se odeiam mais do que qualquer outra pessoa e estão à beira da guerra por causa de Chipre. A Grã-Bretanha é arrastada ao longo da longa marcha dos Trabalhistas até os Invernos do Descontentamento. Na esteira da guerra suja no Vietnã e do sangrento golpe no Chile, a Escandinávia é profundamente antiamericana.
- A Alemanha é dominada pelos social-democratas. Estes parecem acreditar que o soviete de Brezhnev pode ser um melhor amigo dos alemães do que os americanos.
Pense se a URSS neste momento foi liderada por alguém do calibre de Putin.
Um ataque inesperado e brutal faria os americanos e britânicos recuarem e pensarem seriamente se Bonn vale a pena sacrificar Boston em uma troca de ataques nucleares. A França provavelmente teria optado por permanecer neutra, deixando que o Exército Vermelho seguisse seu caminho com o resto do continente ao sul do Mar Báltico e do Canal da Mancha.