O que motiva os neo-stalinistas a seguir seu sistema de crenças?
O stalinismo teve vários sucessos espetaculares durante meados do século 20 - não apenas na URSS, mas também na Ásia Oriental. Juntamente com a derrota final de todos os outros desdobramentos do marxismo, isso sugere que o stalinismo é a única ideologia socialista radical que tem uma chance de prevalecer sobre o capitalismo .
Garfo pós-Khrushchev
Os neo-stalinistas na Rússia tiveram sua última chance após a destituição de Khrushchev em 1964. Os mais proeminentes entre eles eram Alexander Shelepin, Dmitri Polyansky, Sergei Trapeznikov, Vladimir Stepakov, Sergei Lapin e Viktor Golikov . Eles adotaram pontos de vista russo-centrados nas políticas domésticas e admiraram o dogma esquerdista chinês nos assuntos estrangeiros.
Programa de reversão
Durante os preparativos para o congresso do partido em 1966, esses homens defenderam a rejeição dos princípios de "coexistência pacífica", "prevenção de uma guerra mundial", "uma grande diversidade" nos métodos de construção do socialismo em diferentes países. e a "não interferência nos assuntos internos de outros partidos comunistas". Eles queriam que o Partido mostrasse a natureza colonial e bestial, a agressividade, a guerra dos EUA, assim como os "crescentes". Tendência fascista "no" imperialismo americano ".
Viktor Golikov declarou em discussões internas: "Não devemos esquecer que a guerra mundial está chegando". Shelepin supostamente o apoiou: "As pessoas devem saber a verdade: uma guerra com a América é inevitável". Eles viram a primeira prioridade da política externa soviética como reconciliação. com a China comunista "fraterna", em vez de Détente com o Ocidente.
Desperdiçado 1970
No entanto, eles perderam a luta pelo poder para comunistas mais moderados. A reaproximação com a França em meados da década de 1960 levou a Detente nos anos 70. Então, o avanço de Nixon nas relações sino-americanas enterrou todas as chances de uma possível reconciliação URSS-PRC após a morte de Mao.
Tudo isso juntos desperdiçou a última chance da URSS de vencer a Guerra Fria em meados de 1970 (veja a postagem Como a União Soviética poderia ter vencido a Guerra Fria? ), Que profundamente enraiveceu todos os verdadeiros inimigos do capitalismo. fazendo-os sonhar com realidades alternativas onde o stalinismo prevalece no final.
Abaixo, um artista stalinista apresenta Stalin como o Apanhador no Centeio,impedindo a humanidade de perdição no inferno consumista dos mercados livres e da democracia liberal.