Stalin era um "czar vermelho"?
Stálin readaptou o domínio soviético depois do modelo colonial do governo czarista centrado no Estado, rigidamente hierárquico. Mas ele não era um "Czar Vermelho".
- O stalinismo é o marxismo aplicado. É o Manifesto Comunista em carne e osso. Ao contrário disso, o czarismo carecia de ideologia além da ideia geral de lealdade pessoal e devoção à Casa de Romanov.
- O stalinismo é uma ideologia revolucionária. Atua sob a bandeira da justiça radical e segue uma agenda de progressivismo, modernização e melhoria dos seres humanos. Ao contrário disso, o czarismo era uma ideologia conservadora, oposta à mudança como prejudicial à condição humana.
- O stalinismo é ateu. Ele rejeita qualquer religião como competidora de sua visão de mundo "científica". O Patriarcado de Moscou foi organizado por Stalin como uma subdivisão de nossos serviços secretos. Ao contrário disso, o czarismo encontrou na ortodoxia cristã seu aliado ideológico e político mais próximo.
- O stalinismo pulveriza a sociedade, fazendo de todos meras engrenagens na máquina da transformação comunista, destruindo qualquer conexão social em que o Estado soviético não possa se inserir e controlar. Ao contrário disso, o czarismo valorizava as comunidades tradicionais, a família patriarcal, os privilégios aristocráticos e as propriedades medievais do reino como condutores do poder imperial.
- Sob o stalinismo, o seu lugar no sistema é dinâmico, transitório, baseado em seu registro meritocrático, mas também sujeito a mudanças instantâneas e estocásticas para melhor ou pior de acordo com a agenda atual do principal governante. Ao contrário disso, sob o czarismo, o seu lugar é em grande parte hereditário, muitas vezes muito estático - e você precisa de um histórico excepcional para fazer uma carreira desde o fundo até a corte imperial.
- O stalinismo precisa que o partido garanta seu controle sobre a polícia secreta, os militares e o resto da sociedade. Ao contrário disso, o czarismo não precisava de uma festa. Os partidos “czaristas” do período “constitucional” de 1905 a 1917 não mostraram nenhum desejo de resgatar o czar quando a revolução aconteceu.
- Para o stalinismo, os expurgos regulares são uma importante ferramenta de rotação meritocrática das elites. Ao contrário disso, o czarismo valoriza seus servos leais e não gosta de expurgos, porque eles perigosamente desestabilizam o sistema.
- O stalinismo é populista. Apela fortemente ao homem da rua pela ilusão de uma distância de poder entre o governante e a população, graças aos expurgos regulares das elites e da fraseologia marxista. Ao contrário disso, o czarismo é elitista. O legado aristocrático (ou aparência) é um requisito para o ingresso de entrada nos estratos superiores da sociedade.
- A ética stalinista é a justiça coletiva. Seu infortúnio ou sucesso acontece porque seus camaradas ou toda a turma quer que sua execução ou promoção chegue ao topo. Ao contrário disso, a ética czarista é a justiça paterna. Sua promoção ou rebaixamento acontece porque o Imperador se preocupa com você e com o que você faz.
- O stalinismo odeia o passado. Tudo o que foi antes é escuro e manchado. É projetado para o futuro. Como stalinista, você é o que você se torna, não o que você era. Ao contrário disso, o czarismo é todo sobre o passado. Você não pode se opor, assim como você não pode rejeitar a si mesmo e ao seu passado: tudo ao nosso redor é um resíduo difícil de escolhas passadas, memórias e tradições.
- O stalinismo não tem regras claras de sucessão além da idéia de "decisões coletivas". Toda transição de poder é decidida unicamente pelo equilíbrio de poder entre clãs de camaradas. Ao contrário disso, o czarismo é todo sobre sangue e solo. A essência dura da corte imperial é assegurar consistência, legado contínuo e transição suave de poder entre gerações.
span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">
Abaixo, uma senhora do uniforme soviético da Segunda Guerra Mundial usa a celebração anual de nossa vitória sobre a Alemanha nazista por propaganda stalinista. O texto no retrato que ela está carregando é uma citação inventada de Stalin: “Em meu tempo, eles foram chamados de inimigos do povo, e agora eles são oligarcas e a elite”. Esse espírito igualitário e indignação com a flagrante injustiça atrai milhões entre as classes mais baixas da Rússia para a ideia stalinista de justiça radical. O que é tão diferente da essência do czarismo quanto possível.