O que Putin vai deixar para a história da Russia?
Se Putin continua a governar a Rússia do jeito que ele faz agora, sem chegar a “ Black Swans ” amigáveis ou hostis antes de partir, é isso que vai ficar na história:
- Sob Putin, devido ao inesperado aumento dos preços do petróleo, a Rússia experimentou a riqueza e estabilidade sem precedentes em mais de 1000 anos de nossa história.
- Putin parou o processo de a Rússia deixar de lado nossas dependências após o desmembramento da União Soviética. Ele também colocou um fim à ordem pós-Segunda Guerra Mundial do sistema de segurança europeu ao tomar unilateralmente a Crimeia da Ucrânia.
- Putin é o primeiro governante russo durante os últimos 100 anos que não tentou modernizar o país. Ele vê a modernidade como um fator de instabilidade. Como contrapeso, ele reforça os elementos da tradição política ortodoxa e imperial russa, um exército assertivo e a economia baseada na extração e exportação de recursos naturais em grande escala. Internacionalmente, ele se alinha com a China, que considera uma força politicamente e socialmente conservadora, mas economicamente bem-sucedida.
- Putin introduziu com sucesso - na Europa, pela primeira vez desde a República de Veneza - um sistema em que a polícia secreta forma o núcleo do sistema político nacional e agentes secretos a espinha dorsal da classe dominante.