Como Andropov não percebeu a inépcia de Gorbachev?
Uma das áreas em que a URSS estava à frente de todos os demais do mundo, estava investigando o pessoal. Eu cresci com a convicção de que o Estado sabia tudo sobre mim, talvez além dos meus pensamentos.
Tudo era conhecido
Centenas de milhares de homens e mulheres diligentes trabalharam incansavelmente na URSS, pesquisando tudo e todos, 24/7/365. Pessoas ambiciosas que se levantaram nas fileiras estavam especialmente sob escrutínio, até porque, quando alcançaram acima de um certo nível, a KGB perdeu o direito de monitorá-las. Para os membros da Nomenklatura , eles precisavam de permissão especial caso a caso. No entanto, mesmo nos níveis superiores, você pode ter certeza de que os olhos e ouvidos de seus companheiros foram treinados em você, dia e noite.
Provavelmente o melhor
É por isso que podemos dizer com certeza que quando os altos escalões do Partido em 1985 escolheram Mikhail Gorbachev para ser o governante soviético, eles sabiam perfeitamente quem ele era. O czar da KGB de vários anos garantiu a ele. Mikhail Gorbachev foi um dos mais capazes (provavelmente os mais capazes) entre os possíveis candidatos ao Secretário Geral.
Cabe a você definir seu fracasso final até a mediocridade geral da liderança soviética, ou talvez o fato de ele ser o homem certo para o trabalho errado. Ou seja, enquanto a URSS como país fosse possivelmente aproveitável, o projeto comunista não era.
Forças
Em 1985, Gorbachev de fato parecia cabeça e ombros acima de todo mundo que conhecíamos no Politburo.
- Jovem, bonito e de alta energia.
- Confiança projetada e falou facilmente em frases completas.
- Falando sobre comunismo e política, foi capaz de dizer mais do que regurgitar fórmulas cortadas e secas impressas em nossos cérebros por agitprop.
- Teve um registro estelar como um funcionário confiável e efetivo do Partido.
- Não foi observado beber, prostituir ou jogar. Vivi em amor e harmonia com sua esposa. Nada em sua vida privada drenaria suas energias da principal tarefa de governar o país.
- Foi levado sob suas asas pelos homens superiores na KGB. Esses homens representavam uma das melhores organizações secretas do mundo, tinham financiamento ilimitado, escolhiam as pessoas mais perspicazes, criativas e diligentes para trabalhar para eles. E sabia tudo sobre todos.
- Gorbachev sobreviveu a ser colocado no comando da nossa agricultura socialista no topo do partido. Na época, esta foi efetivamente uma sentença de morte para a carreira de qualquer pessoa por causa da falta de esperança da tarefa.
A tarefa
Olhando para trás, a partir de 2019, sabemos que algumas pessoas influentes na KGB começaram a ponderar reverter o projeto comunista e consideraram algo como o “ capitalismo da SOE ” chinês, provavelmente já no final da década de 1950. Nos anos 1960, eles até encomendaram discussões teóricas sobre o assunto, discretas, mas não secretas. Gaidar, Chubais e outros whizkids do nosso capitalismo oligárquico-estatal dos anos 90 reduziram seus dentes de leite no final dos anos 60 e 70 - todos sob a supervisão parental da KGB e dos homens do Partido e do governo com conexões da KGB entre amigos e familiares. .
Não é por coincidência que o antigo chefe da KGB, Yuri Andropov, que levou Gorbachev ao Politburo, é agora um herói do presidente Putin e seus amigos, que na nova Rússia se tornaram alguns dos homens mais ricos do mundo.
Homem certo para a tarefa errada
No entanto, parece que Gorbachev não foi uma ótima escolha para o trabalho. Em vez de salvar a URSS e transformá-la em um sistema capitalista monopartidário e oligárquico como a China moderna, Gorbachev salvou o comunismo .
Esta foi a jornada de um homem morto ( aqui está o porquê ). O que Gorbachev deveria ter feito em vez disso, foi tentar reverter o projeto comunista, introduzir uma economia de mercado e afastar-se da agitação nacionalista e da resistência dos stalinistas no Partido. Essa era uma tarefa totalmente diferenteque exigia um conjunto de habilidades que Gorbachev acabou por não ter.
Fraquezas
- Como comunista que não experimentou em primeira mão o purificador de carne dos expurgos stalinistas, Gorbachev não desenvolveu o nível de paranoia implacável necessário para a tarefa.
- Gorbachev não possuía o tipo de cinismo obstinado para uma transformação social na escala chinesa. Ele acabou por ser um crente no comunismo depois de tudo.
- Faltava-lhe o tipo de contatos dentro das forças armadas, da polícia, da burocracia partidária nas províncias e do complexo militar-industrial que poderia assegurar-lhe seu apoio em turnos críticos. Em 1989, todos eles se alinharam contra ele e foram abertamente sabotando sua política. Gorbachev terminou quando perdeu a Outer Party .
- Ele não tinha a crueldade necessária para jogar sob o ônibus seus inimigos mais influentes no Kremlin.
- Juntamente com todos os outros em Moscou, ele subestimou as forças do nacionalismo étnico.
- Ele obviamente não tinha o lado sombrio em sua personalidade necessária para um massacre de Tiananmen em Moscou - um massacre de alto perfil de uma massa de pessoas sob as câmeras de TV que mostraria para toda a nação que ele não pretendia parar em nada. antes que ele tivesse sua vontade imposta. Após as fatalidades durante os tumultos em Tbilisi e Vilnius , ele ficou mudo e começou a apontar os dedos para os militares. Você não vai receber muito respeito de seus homens uniformizados por agir dessa maneira.
Abaixo, um desenho americano, captando corretamente a essência da sucessão de poder no Kremlin durante os últimos 35 anos. O Presidente Putin implementou com sucesso o que Gorbachev não conseguiu fazer.
Ele teve que virar a URSS, abandonar o comunismo e introduzir um sistema capitalista de partido único, adornado com símbolos soviéticos de poder estatal e protegido por um forte estado policial. Os erros de Gorbachev desperdiçaram três décadas de nossa história e causaram muita miséria, razão pela qual ele garantiu o ódio universal das próximas gerações de russos.