Você prefere viver em um país comunista ou capitalista?
Eu tentei os dois, então eu sei perfeitamente do que estou falando.
Eu estava bastante confortável na URSS.
Eu tive sorte. Eu tive ótimos pais, que sobreviveram nas brechas do calçamento quando Stalin teve uma explosão matando pessoas de esquerda e direita.
Meu pai tinha 25 anos quando a guerra começou. Ele usava o uniforme desde o primeiro dia, e acabou em 2% do Exército Vermelho anterior à guerra que não foi morto ou morto de fome pelos nazistas.
Eu nasci em Moscou, onde toda a Rússia sonha em se mudar para um dia. Eu tenho educação gratuita e cuidados de saúde gratuitos (um pouco ruins, mas eu não sabia melhor). Eu fui esperto (sortudo?) O suficiente para chegar ao andar de cima, antes que a coisa toda fosse esmagada.
Não há razão para eu chamar a pátria soviética de mãe cruel, no que me diz respeito. Muito pelo contrário.
No entanto, estou plenamente consciente de que tudo isso é apenas uma questão de pura sorte benevolente. Meu pai tinha muitas chances de ser enterrado em um buraco Gulag não identificado no permafrost siberiano, como muitos outros. Minha mãe teve mais sorte do que todos aqueles cossacos que morreram com suas famílias na fome de Stalin nos anos 1930.
Quando a pátria soviética me encheu de presentes, foi apenas uma pequena fração do que levou de inúmeros outros russos mais a montante. Eu me sinto humilde quando percebo isso. Eu me sinto como esse judeu que é o último sobrevivente de uma vasta família judia aniquilada no Holocausto e se pergunta: "Como eu merecia isso?"
Agora, tenho vivido em uma sociedade capitalista nos últimos 30 anos.
O que eu vejo é a proporção regular de diversão e absurdo, inerente ao mundo a partir do dia em que Deus acertou o botão do Big Bang. Eu gosto que as pessoas aqui não tenham permissão para agitar a miséria humana só porque ela pode servir a algum propósito maior. Eu entendo melhor agora porque a liberdade faz com que muitas pessoas se sintam confusas e abandonadas. Mas fico impressionado com o fato de as pessoas serem mais gentis quando os orçamentos de busca de lucros e de vendas entram em ação.
Eu quero que meus filhos vivam em torno de pessoas comuns, em vez de guerreiros que buscam justiça e profetas obcecados pela igualdade.
Capitalismo, você tem meu voto.